Sobre Tuto Hallgrim

Formação Musical

Em 1986 estudou violão popular com o Prof. Bento Alberto Nonato em Marília-SP.
Fez aulas de Harmonia com o Prof. Décio Leite em 1995.
Estudou com Michel Leme (janeiro de 1998 à dezembro de 1999) e Sandro Haick (Janeiro de 2001 a Dezembro de 2001)
Fundação das Artes de São Caetano do Sul /2002.
Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (U.L.M), onde estudou guitarra com o Alemão (Olmir Stocker) de 2002 à 2006.

Em janeiro de 2013 voltou a estudar guitarra com Michel Leme, até março de 2015.

Workshops, Cursos e Seminários

Workshops: Scott Henderson, Mozart Mello, Toninho Horta, Joe Morghrabi, Pollaco, grupo Mr.Motaba (Michel Leme, Sandro Haick, Pepe Rodrigues, Cuca Teixeira) Lauro Lélis.
Seminários: T.K.T.: Wesley Caesar ( guitarra ), Luís Stelzer ( violão ), Jorge Pescara (Baixo ).
T.G.Music: Cleber Assupção(guitarra), Luís Stelzer (violão)
Cursos: Teoria e Prática da improvisação com o Maestro Roberto Sion.

Participação em CDs

1- Mostrando a Cara / com a banda Epybatérios – 1997.
2- Clássicos Sertanejos / com o cantor Ryan Sete – 2002.
3- Show isto é Brasil / com a Escola de Música Dinâmica – 2003.
4- Tarja Negra / com a banda de rock Tarja Negra – 2005.
5- Play-Along – Blues & Rock /  para estudo com alunos-2006.
6- Le Funk / Disco, Groove, Funk e Soul-2009.

7- Xyko Fernandes – Rock, pop, reggae – 2017.

Influências

“Só para sitar alguns, pois a lista é imensa e não caberia nesta página”.

Além de seus professores, grandes nomes da Música Brasileira (Tom Jobim, Hermeto Pascoal), ROCK (Tony Iommi, Michael Schenker), JAZZ (Miles Davis, Keith Jarrett), FUSION (Scott Henderson, Allan Holdsworth), BLUES (Muddy Waters, Steve Ray Vaughan).

“Acredito também que sou influenciado pelo meu cotidiano, incluindo família, trabalho, alunos, o país onde moro e tudo que me cerca”

Prêmios Recebidos

– Participou de vários festivais de música, entre eles o Festival de Música do Espaço Cultural de Marília, onde foi premiado, concorrendo com bandas de toda região.
– Festival Inter-Unesp na cidade de Ilha Solteira-SP, concorrendo com 180 músicas de todo estado de S.Paulo, foi premiado com o terceiro e oitavo lugar com a Banda Epybatérios.

Experiência Profissional

Seu interesse por música começou desde pequeno, por influência de sua mãe, Sílvia Lúcia Raineri (Prof.de Piano) e com a vinda do KISS ao Brasil em 1983. Aos 12 anos (1986) ganhou de seu pai, Heriberto Hallgrim, um violão e um bandolin, passando a ter suas primeiras aulas de MPB.
Em 1989 ganhou sua primeira guitarra, uma Giannini Sonic. Desde então participou de várias bandas de rock como, Black Roses, AMX, Dick Vigarista.
Começou a atuar profissionalmente em 1992, lecionando aulas particulares de guitarra, violão e baixo.
Tocou com a banda de baile Eros (Tupã-SP) em 1993.
Foi destaque nos jornais pôr suas atuações em shows na cidade de Marília e região, como também em shows beneficentes.
Em 1996, integrou a banda Epybatérios, muito conhecida em toda região do Oeste Paulista pôr interpretar vários gêneros da música como: Pop, Reggae, Rock, M.P.B. Com esta banda abriu, o show dos Engenheiros do Hawaii, na cidade de Bauru-SP.
Trabalhou como músico de apoio com a dupla sertaneja Dudu Marques & Marcel (com o narrador de rodeios Marcos Brasil), Ryan Sete, Rubens e Renan.
Adquiriu experiência em shows ao vivo tocando em bares, ginásios, grandes arenas de rodeio, abrindo shows para as duplas Rick & Rener e Rio Negro & Solimões.
No ano de 1999 mudou-se para São Paulo afim de continuar seus estudos musicais.
Em 2003, tocou no Café Piu-Piu (tradicional casa de shows no bairro do Bixiga – São Paulo) junto com seu prof. Alemão, a convite do mesmo.
Lecionou aulas particulares, na escola de música Dinâmica (aut. T.K.T. de 2000 à 2006) no ABC, e na Y & T (Crismac) localizada no Clube do São Paulo Futebol Clube (Estádio do Morumbi de 2002 à 2008), no Clube M.E.S.C (S.Bernardo – de 2003 à 2008).

Atualmente nas escolas Cordas e Teclados (Sto.André – desde março de 2006) e Esporte Clube Santo André (desde agosto de 2007), onde participa com seus alunos, anualmente, do Festival de Inverno. Nessas escolas já realizou Workshops e Master Class, desenvolveu trabalhos na formação de bandas de alunos, que tem como objetivo a realização de shows e a formação de profissionais.

Apresentou-se em 2008, com a banda Cricktitanes, no programa Som da Praia do SBT, em Santos.
Na ULM, se apresentou com Itamar Colasso (Zimbo Trio), Bira Marques (Daniela Mercury), Paulo Braga (Arrigo Barnabé, Daniel) entre outros professores.
Tocou com a Banda Alcatraz (Hard-Rock), Le Funk (Disco, Groove, Funk, Soul) em 2009, Tarja Negra (Hard-rock) de 2004 à 2008, Capitão Mostarda (Pop-Rock-2007) e Cricktitanes (pop Rock- 2008).
Em 2010 se apresentou em alguns bares de São Paulo, no formato voz e violão, executando estilos variados como: Rock, Pop, Reggae, MPB.

Foi destaque em 2013, na revista Guitar Player Brasil (edição de Janeiro, pag. 28) na seção: “Destaques da WEB”, escrita por Ciro Viscoti, que registrou:

” Tuto Hallgrim tem um interessante projeto de música instrumental, influenciado por Jazz e Música Brasileira. Minha Valsa Nova ! faz jus ao título, pois soa como uma bossa nova em rítmo ternário – ou uma valsa sincopada. Trata-se de uma excelente composição, muito bem executada por Hallgrim. “

De 2014 à 2016, manteve o projeto Jazz n´Burguer em parceria com a Ham?!burgueria, restaurante do chef gourmet, músico e amigo Pablo Piola, fazendo apresentações em duo (as vezes trio) com os guitarristas Ricardo Nakaima, Marcus Amaral, Guilherme Vidal e Gustavo Marson, tocando standards de jazz, bossa nova e músicas autorais.

Hoje e sempre… Continua tocando, dando aulas, gravando e participando de  canjas por aqui…

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: