Programa de Aulas

HARMONIA & IMPROVISAÇÃO

Apostila nº1 Nivel Básico

1.Noções Básicas:

1.a – Notas musicais, acidentes, tonalidades.
1.b – Braço do instrumento (notas).
1.c – Técnicas:
– Palhetada alternada
– Sweep
– Ligado
– Patterns
– Arpegios e etc.
– Hammer-on e Pull-off
– Two-Hands
OBS: Todos com tabela de metrônomo

1.d – Partes do instrumento: Corpo, Braço, Pontes e etc.
1.e – Exercícios para o desenvolvimento mecânico e perceptivo.

2.Campo Harmônico:
2.a – Escala Maior e seus Intervalos
2.b – Triades: – Acordes (Maiores, Menores, Aumentados e Diminutos).
– Análise de Acordes.
– Sistema 5 = CAGED (acordes, escalas e arpejos em cinco regiões)
2.c – Campo Harmônico Maior e Menor (triades).
– Ordem de entrada dos sustenidos e bemóis.
– Acordes Relativos Menores.
2.d – Repertório (gênero popular).

 

 

Apostila nº2 Nivel Médio – inclui CD

3.Play-Back:
3.a – Estrutura do Blues.
3.b – Troca lenta e troca rápida.
3.c – Fusão entre: Jazz, Rock, Blues, Funk …

4.Escala Pentatônica:
4.a – Penta Menor c/ 7 (m7).
4.b – Penta Menor c/ 6 (m6).
4.c – Penta Maior natural (M).
4.d – Penta Maior c/ 7 (M7).
4.e – Penta Diminuta e meio-diminuta.
4.f – Análise e intervalos de cada uma.
4.g – Aplicação em Acordes e no C.H.Maior, Improvisação.
4.h – Pentas com “Blue Note” (Penta Blues)

5.Campo Harmônico Maior:
5.a – Modos Gregorianos (escala diatônica).
5.b – Acordes, inversões.
5.c – Modos harmonizados.
5.d – Sete modos e escalas.
5.e – Arpegios e frases.
5.f – Aplicação e Improvisação.

 

 

Apostila nº3 Nivel Avançado

6.Análise Harmônica

7.Substituições:
7.a – Acordes Relativos (primários e secundários).
7.b – Cadências (simples, composta e plagal)

8.Campo H. Menor Melódico:
8.a – Idem ao item 5.

9.Campo H. Menor Harmônico:
9.a – Idem ao item 5.

10.Escala Diminuta e Dom-Dim:
10.a – Idem ao item 5.

11.Tons inteiros:
11.a – Idem ao item 5.

12. Resumo de Aplicação: Acordes x Escalas/Modos

13.Repertório:
13.a – Real Book (Jazz Standard).
13.b – Composições próprias.

 

 

Livro Adicional :  Elementos Básicos de Teoria Geral da Música .

Obs. Dependendo de cada aluno, este programa não será uma regra, exemplo: o repertório popular não é somente iniciado no fim da primeira apostila, como também o Real Book só no final do curso.  

Obs 2. Levo em consideração a idade, e com isso o nível de interesse do mesmo.

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