Tema Abordado

Wes Montgomery


Wes Montgomery
 (IndianapolisIndiana, nasceu em 6 de Março de 1925 – faleceu aos 45 anos em 15 de Junho de 1968), registrado como John Leslie Wes Montgomery, foi um guitarrista de jazz norte-americano.

Filho do meio de três irmãos, todos músicos, mudou-se ainda criança para Ohio. Autodidata, Wes começou a tocar só aos 19 anos, e por influência de Charlie Christian, de quem ouvia os discos e memorizava os solos. Seis meses mais tarde, já tocava profissionalmente.

Wes tocava guitarra de uma maneira pouco ortodoxa, já que usava o polegar em vez dapalheta, bem como um modo único de tocar em oitavas ou em block chords,o que tornava a sua guitarra mais expressiva e melodiosa. Muitos guitarristas do jazz atual nomeiam Wes como uma das suas principais influências, entre os quais: Pat Metheny eGeorge Benson.

Sua extrema liberdade e fluidez no instrumento chamaram, desde o início, a atenção de músicos como Cannonball Adderley, e em 1960 lhe valeriam o prêmio New Star da revista DownBeat.

Wes definiu aquela que viria a ser a sonoridade clássica da guitarra de jazz nos anos 60 e tornou famosa a formação GuitarraÓrgão Hammond e bateria (The Wes Montgomery Trio 1959), Wes também interpretou ” A day in life” dos Beatles em uma versão jazzística , em seu álbum também nomeado ” A day in life”.

Sempre bem humorado, sua guitarra principal era uma Gibson L5, inclusive a fábrica fez uma homenagem recriando o modelo com seu nome.

Randall Willian Rhoads !

Ou simplesmente Randy Rhoads, nasceu em Santa Mônica (EUA) no dia 6 de dezembro de 1956. Desde pequeno já mostrava interesse por música, tanto que aos 15 anos de idade começou a lecionar aulas na escola de música de sua mãe, Dolores. Participou de várias bandas quando garoto, mas sua carreira começou a decolar com o Quiet Riot, com quem gravou 2 disco nos anos 70. Em 1980, Ozzy Osbourne começou a realizar testes para guitarristas. Ele procurava alguém com estilo único e estava tendo muitas dificuldades para encontrá-lo. Ozzy ouviu diversos músicos e já estava sem esperanças de achar o guitarrista certo quando resolveu dar chance a um último músico. Rhoads estava relutante em fazer o teste, mas mesmo assim dirigiu-se ao quarto do hotel onde Ozzy estava hospedado. Ligou sua guitarra em um amplificador de estudo e iniciou seu aquecimento.  Ozzy Osbourne percebeu na hora que havia encontrado a pessoa certa, com estilo próprio. Randy gravou 2 discos de estúdio(Blizzard of Ozz e Diary of a Madman) e um ao vivo (Tribute), lançado em 1987. No meio da turnê de divulgação do segundo álbum, no dia 19 de março de 1982, Randy veio a falecer em um acidente de avião, deixando seu legado para todos os amantes da guitarra “Rock”. Quero prestar minha homenagem neste post !!!

Steve Vai Pedal !!

O grande guitarrista Steve Vai lançou, em parceria com a Ibanez, o pedal Jemini, à alguns anos. Em apenas uma unidade, o pedal mostra toda sua versatilidade com 2 drive/distortion. Tem visual elegante, pois a pintura é cópia de uma de suas guitarras modelos Jem. O vídeo mostra Steve demonstrando o pedal com participação especial “dele mesmo”, ou seja 2  “Steve´s”, uma ideia que só poderia vir de um mestre como ele. A sonoridade do pedal é próxima ao timbre do guitarrista, mas vale lembrar que o som deste vídeo, passa por uma cadeia de sinal grande até sair na caixa, isto inclui o modelo de guitarra (mais captadores, cordas) cabos, cabeçotes (amplificador), caixa (falantes), microfone, mesa e é claro: os próprios dedos do guitarrista. Por isso não se engane comprando o pedal, e achando que vai conseguir ser o Steve Vai, pois este, só existe 1 .

OCD Fulltone Overdrive

Este pedal lançado pela grande empresa Fulltone, apresenta drive dinâmico e quente. Como sou um grande fã deste efeito, resolvi coloca-lo aqui como destaque, pois sem dúvida é um dos melhores timbres lançados nestes anos.

Leo Fender !

Clarence Leonidas Fender (1909 à 1991) , ou simplesmente Leo Fender, foi alguém que simplesmente mudou a história da música. Fundou a Fender em 1946, criando os modelos de guitarra mais influentes no mundo, a  Telecaster e   Stratocaster.

Em uma época que todos usavam guitarras acústicas, Leo chegou com modelos mais confortáveis, de corpo sólido, sonoridade versátil e preço acessível, ganhando a confiança de inúmeros guitarristas.

Como é tradição da empresa, são produzidas guitarras da série “signature” e pode-se conferir no site oficial: http://www.fender.com/en-BR/products/search.php?section=guitars, todos os músicos homenageados pela marca e que têm seus instrumentos “exclusivos” vendidas no mercado.

Da mesma forma os baixistas também foram agraciados pela Fender com a criação, ainda em 1951, do “Precision”, modelo até hoje utilizado por muitos músicos profissionais de renome como Sting e Steve Harris.

Fender Telecaster, também conhecida como Tele, é uma típica guitarra de dois compartimentos. O seu projeto simples, mas eficaz e seu som revolucionário inovou e criou tendências na fabricação de guitarra e na música popular. Inicialmente distribuída como Broadcaster de 1949, foi a primeira guitarra de seu tipo a ser produzida em uma escala significativa. Sua produção comercial pode ser traçada já em março de 1950, quando os modelos Esquire simples e com dois captadores foram vendidos pela primeira vez. Foi usada por:  Steve Morse, Keith Richards, Jeff Beck, Albert Lee entre outros.

Fender Stratocaster, também conhecida como “Strato” no Brasil, é um modelo de guitarra elétrica criada por Leo Fender, George Fullerton, e Freddie Tavares em 1954, produzida pela Fender Musical Instruments Corporation até os dias de hoje. O modelo apresenta double-cutaway, com o cutaway superior maior que o inferior para balancear o peso da guitarra. A Stratocaster é utilizada por vários guitarristas que ao longo da história gravaram diversos clássicos com o modelo. Juntamente com a Gibson Les Paul e a Telecaster, é um dos três modelos mais famosos de guitarra. Usadas por: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Dave Murray, Ritchie Blackmore, Yngwie Malmsteen etc…

O design da Stratocaster tem sido copiado e modificado constantemente. É possível ver muitos modelos parecidos ou até mesmo com o mesmo design de outros fabricantes de guitarra.

Não interessa qual o seu estilo favorito, sempre haverá alguém tocando um instrumento Fender, usando um amplificador da marca ou qualquer outro produto que nos remeta à criação de Leo.

Em 1965, Leo Fender vendeu a sua empresa à CBS por 13 milhões de dólares, quando estava com problemas de saúde. Pouco depois, a sua saúde melhorou e voltou à CBS/Fender durante um breve período. Abandonou a CBS em 1970 para desenhar instrumentos na G&L.

Deixo minha homenagem ao Leo que, sem sombra de dúvidas, transformou o mundo com suas invenções.

EVH Frankenstein !!

Eddie Van Halen construiu sua guitarra (preta e branca) à mão, usando um corpo imperfeito e um braço que comprou na loja de Wayne Charvel.  Em 1979, Eddie começou a tocar com uma guitarra preta,  com listras amarelas. A idéia foi reproduzida por Charvel junto com o modelo preto e branco listrado e o branco vermelho e preto.
Além disso, em 1979 a guitarra original  foi repintada por Eddie. Ele também mudou o braço, instalou uma ponte Floyd Rose. A guitarra é conhecida tanto como  “Frankenstrat” e ou “Frankenstein”. O luthier Chip Ellis em parceria com a Fender reeditou a guitarra em forma de relíquia em 2007,  com tiragem limitada (valor $25.000).

No entanto, uma “nova” Frankenstrat  ficou disponível através da empresa Charvel, mas foi descontinuada.

Curiosidades: na época, Eddie gastou $80 no corpo de Ash e $50 no braço de Maple. O captador da ponte era um PAF retirado de uma Gibson 335. Ele pintou a guitarra de preto, colou fitas adesivas, pintou novamente de branco e finalizou de vermelho.
 

Fender “Play Loud” !

Em 11 de novembro de 2008, a Fender Custon Shop  lançou a Yngwie Malmsteen  “Play Loud”  Stratocaster. Uma cópia cuidadosa do modelo de 1971, que foi usada pelo guitarrista sueco.  Cada uma das guitarras desta edição foi construída à mão, pelo “Senior Master Builder João Cruz”. Ele usou como referência a guitarra original. Todos os detalhes da construção podem ser vista neste vídeo. Valor do instrumento $12.499,99 (dolares), mais fotos no link abaixo.

http://www.drumcityguitarland.com/drumcitygl/stores/1/Fender-Custom-Shop-Masterbuilt-Yngwie-Malmsteen-Play-Loud-Tribute-Stratocaster-6-String-Electric-Guitar-P2330C16.aspx

Pedal de Drive !!

Sou muito fã de pedais overdrive e decide postar este. Escutem !!  Sonoridade Anos 70.

Mestre Scott Henderson !

Neste vídeo, Scott demonstra várias idéias de como utilizar uma escala de 5 notas (pentatônica), inclusive articulando no contra tempo. Grande professor !!!

Guitarra Ibanez: Modelo JS 20 TH

A habilidade de Joe Satriani é de cair o queixo. Só é igualada pela beleza e arte dos instrumentos de sua assinatura da marca Ibanez. Criada em colaboração com o próprio, esta guitarra tem a arte (pintura) do corpo em homenagem ao seu 2º álbum, Surfing with the Alien, lançado em 7 de agosto de 1987. Na minha opinião, um disco revolucionário para as seis cordas. Imprescindível para quem gosta de boa música !!!

Especificações:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: